PRONAC Nome do Projeto
178019 Biblioteca Livre Internacional III ‐ Versão 6
Período de realização
Data de Início Data de Término
12/12/2017 31/12/2019
Acessibilidade

PRODUTO SITE/PROGRAMA: O BIBLIVRE Internacional III - Versão 6, pelas características de sua licença, é um programa de código aberto, acessível a todos. O site do Bibilivre é desenvolvido de forma a oferecer o máximo de acessibilidade aos visitantes, norteado pelas diretrizes e metodologia do W3C - World Wide Web Consortium para pessoas com deficiência visual e auditiva.  As condições de acessibilidade ao programa deverão ser proporcionadas pelas bibliotecas através das possibilidades do sistema operacional instalado. 

PRODUTO FORMAÇÃO DE PLATEIA: Para as palestras contaremos com intérpretes de LIBRAS.

Democratização de acesso

O BIBLIVRE Internacional III - Versão 6 é um programa de código aberto, distribuído gratuitamente a todos para cópia, uso e redistribuição. 

O programa será distribuído gratuitamente via download, através da página oficial do projeto http://www.biblivre.org.br, e através de remessa de CD pelos Correios, para as bibliotecas mais remotas ou com dificuldades de acesso à página oficial. 

Sobre o atendimento ao Artigo 21 da IN 04/2017, ressaltamos que o PROGRAMA/SITE será distribuído gratuitamente para qualquer usuário, assim como o acesso às palestras (FORMAÇÃO DE PLATEIA) será gratuito. Não havendo qualquer comercialização de produto cultural, consideramos de atende integralmente às medidas de Democratização de Acesso determinadas pela Legislação vigente. 

CONTRAPARTIDA SOCIAL/FORMAÇÃO DE PLATEIA

Serão oferecidas palestras para estudantes e professores de biblioteconomia em 4 Universidades Públicas do país, estimando 100 participantes para cada encontro, perfazendo 400 pessoas. As atividades serão registradas e as imagens disponibilizadas no site do projeto.

 

 

Etapa de trabalho

PRÉ‐PRODUÇÃO – 2 meses

Formação de uma equipe de desenvolvimento constituída pelas seguintes Especialidades:

Coordenação Geral (1);

Coordenação Técnica (2);

Programação (3);

Estagiarios (2)

Consultoria Técnica em Biblioteconomia (1);

Colaboradores Associados

 

PRODUÇÃO – 12 meses

Aquisição de equipamentos de informática de infraestrutura tecnológica;

Análise do programa e identificação de correções e melhorias a serem implementadas;

Definição de plano estratégico de desenvolvimento e customização;

Produção do Código da versão 6.0;

Impressão e Distribuição do Manual do Usuário;

Gravação e Distribuição de CDs com o Programa e o Manual do Usuário;

 

PÓS-PRODUÇÃO – 1 mês

Lançamento e distribuição;

Relatórios e Prestação de contas para o MinC e para o patrocinador.

Ficha técnica

O proponente será responsável pela coordenação geral do projeto, e possui aptidão comprovada na gestão administrativa, financeira e operacional, como pode ser verificado nos projetos já realizados com recursos do PRONAC. 

Coordenação Geral: Ubaldo Santos Miranda

Formado em Direito e Pós‐graduado em Docência Acadêmica pela Universidade Estácio de Sá. Analista de Sistemas Pela UERJ. Curso de aperfeiçoamento em circuitos híbridos (hibrid microeletronics) 1978 ‐ EMD (Du Pont ‐ Electronic Materials Division), Niagara Falls, N.Y. ‐ U.S.A. Responsável pela implantação do laboratório de Circuitos Impressos da COPPE/UFRJ (1973 a 1995). Diretor do Teatro Gláucio Gil: Decreto ‐ P880 (1973 a 1976). Foi Assessor da Presidência e Coordenador do Setor de Informática da Fundação Biblioteca Nacional (1999 a 2002). 

Bibliotecária: Clarice Muhlethaler de Souza

Concluiu o mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1983 e o bacharelado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense em 1974. Foi Vice‐Presidente na 14ª. Gestão do Conselho Regional de Biblioteconomia ‐ 7a. Região (2006‐2008). Atualmente é consultora autônoma especialista em tecnologias da informação e está associada ao Projeto Biblioteca Livre Internacional – BibLivre. Professora do 3o. Grau, Adjunto 4, aposentada, do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (1977‐2003). Publicou 4 artigos em periódicos especializados e 24 trabalhos em anais de eventos. Possui 10 itens de produção técnica. Participou de 8 eventos no exterior e 13 no Brasil. Coordenou o projeto Caminhos da história – sujeitos da memória: revitalização do acervo documental do Instituto Histórico e Artístico de Paraty (2003‐2007), financiado pela FAPERJ (2003 e Bolsa de IC 2005‐2006); pelo BNDES/IPHAN/MINC (2006) e pela PETROBRÁS (2006/2007) e classificado em nível regional  para o Prêmio IPHAN Rodrigo de Melo Franco de Andrade 2007, na categoria Pesquisa e Inventário de Acervo. Consultora do Programa de Memória Institucional da Justiça Federal do Rio de Janeiro no âmbito do projeto de Organização do Acervo Histórico da Seção Judiciário do Rio de Janeiro (2003‐2007). Diretora do Núcleo de Documentação DA Universidade Federal Fluminense (1998‐2003). Coordenadora do Convênio FNDCT/MCT/FINEP/CT‐INFRA1 (2000) e FNDCT/MCT/FINEP/CT‐INFRA3 (2003) Modernização da infraestrutura de pesquisa da UFF; Coordenadora em colaboração no projeto Conhecimento histórico, recuperação da informação e método de pesquisa: em busca de um diálogo necessário em bibliotecas universitárias de história (FAPERJ‐2000); Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em Planejamento e Administração de Mecanismos de Busca e Recuperação da Informação. Em suas atividades profissionais interagiu com 11 colaboradores em co-autoria de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico‐cultural são: Ensino de Biblioteconomia, Biblioteconomia, Planejamento e Administração de Bibliotecas, Bases de dados, Arquivos históricos, Redes acadêmicas, Arquivos digitais e Bibliotecas digitais. CV‐Resume CNPq – Plataforma Lattes. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0782495865149730

Sinopse de obra

Não se aplica.

Impacto ambiental

Não se aplica.

Especificações técnicas do produto

Software livre para informatização dos processos bibliográficos, tornando-os mais simples, rápidos e organizados, bem como a difusão controlada de acervos de bibliotecas de qualquer porte. 

Desenvolvido na linguagem de programação Java, o Biblivre inclui em seu instalador, outros softwares livres para o seu funcionamento:

- Apache Tomcat: Programa de computador que cuida do processamento de aplicativos em Java, apresentando pelo browser, conteúdo em forma de páginas HTML.

- Apache Httpd: Responsável por aceitar e retornar pedidos HTTP.

- PostgreSQL: Banco de dados que armazena conteúdo bibliográfico. 

 

Softwares auxiliares desenvolvidos pelo projeto:

- Bibmigrador: Aplicativo Desktop, responsável pela transferência dos dados do Biblivre de uma versão anterior para a versão atual;

- BackupRestore: Aplicativo Desktop, que realiza a cópia de segurança dos dados do Biblivre. 

Descrição das fontes de alimentação de conteúdo: O site dispõe de uma seção (Cadastro de Bibliotecas) para o cadastramento voluntário de bibliotecas que aderiram ao uso do Biblivre e desejam ter o seu nome divulgado. As publicações relacionadas ao projeto são coletadas a partir de mídia impressa, rádio e internet: blogs, fóruns, sites e redes sociais.

Outras informações

TODAS AS PEÇAS GRÁFICAS CONTARÃO COM AS LOGOMARCAS DA LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURAL EM CONFORMIDADE COM O MANUAL DE APLICAÇÃO DO MINC.